RSS

Férias!?


Estamos na finaleira, para quem passou direto nesta sexta-feira já poderão curtir as ferias de verão.


Aqueles que ficarão de recuperação, apos o dia 04/12 começam as semanas de recuperação.


Formatura dia 17/12 .

Encerramento geral dia 18/12.

FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

QUE VENHA 2010!

Entrevista com D. Ernestina

D. Ernestina, 69 anos, estudou na Escola Reunida Rosa Torres de Miranda entre os anos de 1953 a 1958 e cedeu esta entrevista.

LOCALIZAÇAO

A escola estava onde hoje existe: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias” pegando parte da Rua onde hoje é a “Avenida Atlântica”. O terreno era de propriedade do Sr. Caseca que o vendeu para o Sr. Jaques Schweser Josefina. Caseca era grande proprietário de terra na localidade. Ele tinha plantação de cana-de-açúcar e engenho de moer cana. Assim que vendeu o terreno Caseca foi morar atrás da propriedade do Sr. Ernesto Vieira, fazendo paralelo com a Rua Ernesto Vieira.

PROFESSORES

Lembrou nomes de algumas professoras de sua época de aluna; Professoras Zoraide, Laura, Mônica, hoje, todas estas já falecidas. Lembrou com muito carinho da sua professora Iná Simas. Esta vive e mora a Lagoa da Conceição. Segunda Ernestina, Iná era uma excelente professora, exigente, mantinha pulso firme com a classe de alunos. Lembrou que diariamente, ao entrar em sala de aula com a turma de alunos, ela costumava rezar o Pai-Nosso e Ave Maria.

METODO

A disciplina era severa. Era o tempo da régua. O aluno que não trouxesse feita a tarefa de casa e a lição na ponta da língua levava palmatória na mão com régua. Se por ventura algum aluno faltasse com o respeito era colocado de joelhos no canto da sala sobre grãos. Lembrou que a Escola era de qualidade porque avançavam e aprofundava nos conteúdos. O Hino Nacional era feito semanalmente e todos deviam saber de cor a letra do mesmo.

UNIFORME

O uniforme era cor branca com azul. As meninas usavam blusa branca de tecido, com mangas longas e gola; saia de pregas com cós, alça tipo jardineira reta na parte de frete e cruzadas nas costas. Os meninos camisa branca de pano e calça azul.

MERENDA

Também não havia merenda escolar. Todos os alunos levavam se lanche de casa dentro de um saquinho de venda de mercado. Não existia mochila. As crianças que tinha melhores condições financeiras usavam uma pastinha de pano ou de couro. As que eram mais carentes levavam seu material escolar dentro de uma cestinha de palha e ali era colocado também o seu lanche em um saquinho de venda mercado.

TRANSPORTE

D. Ernestina relatou que na época havia uma Empresa particular de ônibus “Escola” que transportava alunos e professores para outros locais, escolas e casa.


Dia das Crianças

Oi Pessoal!

Dia 12 de outubro foi comemorado o Dia das Crianças em grande estilo na Escola.

Como não pude comparecer no dia, a Delia me encaminhou as fotos para que eu pudesse compartilhar com vocês.

Aqui vai:




PARABÉNS CRIANÇAS!!!

Nosso Bairro na Wikipédia

Olá Pessoal!

A Wikipédia é uma enciclopédia virtual, onde qualquer usuário pode modificar, editar e acrescentar informações. Tudo é feito de maneira colaborativa.

No momento o que temos do nosso bairro é:


Jardim Atlântico é o último bairro de Florianópolis, SC, Brasil em direção ao continente. É o limite entre Florianópolis e São José. Tem como principais comércios os Supermercados Angeloni, Comper e Alicris. Possui seis áreas de lazer, duas delas juntas à Avenida PC3, com pista de skate, recreação e quadra. No bairro também localiza-se a Escola de Aprendizes Marinheiros. Suas principais vias são as Avenidas Marinheiro Max Schramm e Atlântica.


Fiz algumas alterações e acrescentei outras coisas. Gostaria que quem quiser acrescente ou altere as informações e depois comente aqui no blog para que eu possa postar na Wikipédia.


Jardim Atlântico é o último bairro de Florianópolis, SC, Brasil em direção ao continente antes de chegar à São José. Possui como principais comércios os Supermercados Angeloni, Comper, Alicris, e a vídeo locadora Atlantic Vídeo. Possui seis áreas de lazer, duas delas junto à Avenida PC3, com pista de skate, recreação e quadra. As principais vias do bairro são: Avenida Marinheiro Max Schramm, Avenida Atlântica e Avenida PC3. No bairro também se encontra a Escola de Aprendizes Marinheiros e a Escola Rosa Torres de Miranda, escola símbolo do bairro, por ser bastante antiga (1950).
Próximo a Avenida PC3, encontra-se um Terminal de Ônibus desativado, que no momento instrutores de auto-escola estão utilizando para o treinamento de seus alunos.


Abraços,

Rafa

A Rosa Torres de Miranda


Olá Pessoal!

Hoje faço um post sobre a Patronese da Escola.

Todos sabemos da importância da Escola, porém são poucos os que sabem a origem do nome. Aí vai:

A Professora Rosa Torres de Miranda nasceu em 18 de maio de 1885, em Florianópolis. Se formou no ano de 1907, na Escola Isolada de Trindade, logo passou para o Grupo Escolar "Lauro Muller" onde se tornou diretora.
Após 30 anos de dedicação ao magistério, faleceu no dia 28 de setembro de 1964. O Estado reconhecendo o seu valor, num gesto de gratidão deu a esta Escola o seu nome.

Feira Cultural

Boa Tarde Pessoal!

Peço desculpas pela ausência, mas infelizmente a correria estava grande. Prometo não me ausentar mais!

Vamos nos antenar com notícias do Rosa Torres. Esta semana estive lá, e ocorreu a Feira Cultural. Um evento destinado a divulgação de trabalhos realizados pelos próprios alunos.



Muito Interessante, veja as fotos abaixo:



Jardim Atlântico embaixo d`água!

Bom Dia Pessoal!!!

O post de hoje será destinado a notícias do bairro.

Jardim Atlântico está embaixo d`água!

Estava eu, indo até a padaria hoje (28/09/2009) de manhã cedo (08h20min) e me deparo com um carro atolado na água, ali perto da PC3.
Fui correndo até a minha casa, peguei a câmera e consegui isso aqui:

Relação bairro (Antes e Depois)

Olá Pessoal!!!

Como prometido no último post, hoje farei uma relação do bairro (Jardim Atlântico) antes (aproximadamente 1971) para hoje (2009), baseado na entrevista com Elisa.

Quando perguntei a ela das mudanças no bairro ela me respondeu o seguinte:

"Não existia o condomínio Itaguaçu, no lugar tinha muita árvore de eucálípto plantado, árvores muito altas. A gente chamava de capão. Tínhamos que atravessá-lo para chegar à Escola. Lembro perfeitamente do cheiro bom que tinha pela manhã."

Hoje de manhã fiz umas fotos deste condomínio para que vocês possam se localizar. O interessante é que o Itaguaçu não é apenas um condomínio e sim um conjunto habitacional que ocupa os dois lados da rua. Não consigo imaginar nosso bairro sem este condomínio. Ele é bastante antigo e desde que nasci ele esteve ali. Inclusive morei até os 05 anos nele, mas lembro bem pouco devido a pouca idade.





"A igreja Santa Rita era muito pequena e feita de madeira, era lá que as crianças da Escola faziam a Primeira comunhão."


Acredito que quase todas as crianças do bairro fazem comunhão nesta igreja, inclusive foi lá que fiz a minha também. Desde a época que eu fiz comunhão até hoje a igreja já cresceu bastante.

Igreja Santa Rita hoje:








"Na verdade, era tudo muito diferente, o bairro cresceu muito."


Por hoje era isso, queria agradecer a Elisa por ter cedido a entrevista que me rendeu dois post. Obrigada Elisa! E acompanhe o blog sempre! Assim que achar fotos de antigamente me avisa.

Abraços,

Entrevista com Aluna da Escola

Olá Pessoal!!!

Semana passada fui surpreendida com um comentário no blog de uma ex-aluna do Rosa Torres. Isso nos mostra que o blog está crescendo, o que me deixa muito feliz.

Graças a esse comentário, o post de hoje será uma breve história desta ex-aluna, chamada Elisa. Encaminhei um e-mail para ela com algumas perguntas e obtive isso aqui:

Elisa Lino, entrou em 1971 na escola quando tinha 07 anos, ela cursou da 1ª a 8ª série. Perguntei se existia uniforme na época e ela respondeu que sim, para o primário (1ª a 4ª série) era uma saia de pregas de tergal azul marinho e camisa branca. Para o pessoal de 5ª a 8ª série a saia era reta, os meninos vestiam calça de tergal azul marinho e camisa branca.
Algum tempo depois a Escola vendia um bolso com o logo para ser costurado na camisa branca.

Perguntei sobre as atividades extra-curriculares e sobre as festas, ela respondeu que: "Atividade extra curricular não tinha, mas tinha as festas tradicionais tipo a festa junina, que todos os alunos se empenhavam muito e que era um acontecimento. A Escola era muito enfeitada, tinha as danças tradicionais e o "disc dance" KKKK, todos esperavam por isso. O som era feito com uma vitrolinha e nas lâmpadas era colocado papel selofane para fazer o jogo de luzes...que saudade!!!!"

Segundo Elisa, a merenda era servida com nescau, sopa de feijão, sopa de legumes e quando tinha alguma comemoração eles faziam cachorro quente.

BIBLIOTECA: "Era tudo muito pequeno, não locávamos livros, usámos na Escola mesmo. Era tudo muito diferente na época.
Acredite, não tínhamos uma biblioteca enorme, mas tínhamos ótimos professores e na 1ª série líamos perfeitamente."

DIRETORA: "O nome dela eu nunca vou esquecer: Helena Dóris Goulart. Assim como nunca vou esquecer do professor Merise (Educação física) que eu soube que trabalhou lá até pouco tempo."

Quais foram as mudanças na escola, antes para hoje?

"Não tínhamos um ginásio, tínhamos uma quadra aberta, quando chovia a educação física era feita em sala de aula. A parte de secretaria também era menor e o número de salas...mudou muito."

No próximo post faremos uma relação das mudanças no bairro da época para hoje, claro que com a ajuda da entrevista com Elisa.

Foto casa alugada

Oi Pessoal!!!

Consegui uma foto com a Delia, que mostra a casa que a escola alugou na época que era localizada na Rua Ernesto Vieira, próximo a Marinha do Brasil.

Não sei se vocês lembram, mas eu havia marcado uma reunião com a filha do senhor Ernesto Vieira, que foi quem alugou essa casa para escola, para que ela contasse algumas coisas da época pra gente, porém tive que desmarcar pois ocorreram imprevistos.

A Delia não deixou de ir e inclusive filmou para que eu pudesse fazer a edição. Logo teremos uma postagem sobre isto.


Rua Ernesto Vieira, ANTIGAMENTE



Rua Ernesto Vieira, ATUALMENTE.

Foto Antiga da Fanfarra

Oi Pessoal!!!

Já que estavamos falando de fanfarra, vasculhei nas fotos antigas da escola, e encontrei esta foto da fanfarra bem antigamente. Era ali na avenida Santa Catarina nos anos 80.

Se observarmos o post anterior, é possível fazer um comparativo da fanfarra atual com a fanfarra da epoca. A diferença das roupas, e até mesmo a mudança do bairro, da rua.

Desfile Fanfarra

Olá a Todos!!!

No sabado demanhã, acordei cedo para prestigiar o desfile da fanfarra das escolas da redondeza do meu bairro, principalmente do Rosa Torres.

Estava um dia ensolarado e bastante bonito, e foi assim que a escola desfilou.

Vídeo:

Parte I



Parte II



Fotos:


Continuação Histórico...

Oi Pessoal!!!


Voltando um pouco ao histórico, paramos na parte que a escola funcionava no casarão de madeira. (Posteriormente terá um post sobre isto, aquela entrevista que eu havia falado).


Ok! Após alguns anos a escola foi transferida para Escola de Educação Básica Otília Cruz, e ficou lá até o prédio na sede atual ficar pronto. Em 1971, a escola foi transferida para a rua Melvin Jones, nº 389 – Bairro Jardim Atlântico, Florianópolis/SC1, mais ou menos 3 quadras da minha casa, atual sede da escola.


Em 1971:




Em 2009:



Preparativos 07 Setembro

Então pessoal, hoje faço uma pausa no histórico da escola para postar um vídeo do ensaio da fanfarra.

Conversei com o professor e ele me falou que os ensaios começaram no início do ano, sempre nas ruas ao redor da escola.




Agenda da Fanfarra:

29/08 - Apresentação na PC3. (Jd. Atlântico)
02/09 - Apresentação na Av. Santa Catarina (Estreito)
07/09 - Apresentação na Passarela Nego Quirido (Centro)

Espero fazer a cobertura de pelo menos uma das apresentações para postar no blog.

Abraços,

Rafa Amaro

Desvendando a história

Hoje realmente posso dizer que começou o meu trabalho sobre a Escola Rosa Torres. Por sorte fui muito bem recebida pela Delia Lagni, funcionária da escola há 15 anos, que tem o mesmo desejo que eu, o de desvendar o passado.

Começamos a manhã com algumas conversas de como a escola foi fundada e todo o processo dali em diante.


Vou colocar aqui um resumo básico e depois continuo contando a nossa maratona atrás de informações:


Tudo teve início em 1950, onde a Escola se chamava Escola Reunidas Rosa Torres de Miranda, e era localizada na Rua Reta de Barreiros, Distrito do Estreito – Jd. Atlântico, onde hoje é chamada de Rua Max Schrann - Jardim Atlântico – Florianópolis. A escola estava situada em frente onde hoje é o Supermercado Comper do Jardim Atlântico.


Fotos tirada hoje de manhã (20/8/2009) por mim e por Delia


Com demanda de alunos a própria Comunidade fez sentir a necessidade de um Grupo Escolar, com maior espaço físico. A escola foi transferida para a Rua Ernesto Vieira, próximo a Marinha do Brasil. A escola passou a funcionar em um casarão de Madeira, alugada, de propriedade do Senhor Ernesto Vieira. (Delia Lagni)


Fotos tirada hoje de manhã (20/8/2009) por mim e por Delia


Aqui faço uma pausa, pois conseguimos um grande avanço. Fomos até o local para tirar fotos e perguntando aos vizinhos encontramos a filha do senhor Ernesto Vieira, dona Elin, que na quarta-feira que vem (26/8/2009) dará uma entrevista pra gente. A expectativa é grande e possivelmente, após a entrevista, desvendaremos uma parte da história da escola, que até então estava esquecida.


Por hoje era isso, acho que estamos progredindo.


Aguarde a continuação da história!


Abraços,


Rafa Amaro

Iniciando...

Olá!!!

Começo as minhas postagens, apresentando para vocês a área que o blog seguirá.

Tenho como primeira idéia focar em notícias de dentro da Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, escola bastante antiga e conhecida por todos do Jardão (apelido dado ao nosso querido bairro Jardim Atlântico).

Obviamente, se aparecer notícias de grande importância de fora do Rosa Torres e que eu perceber que seja necessária a inclusão desta noticia no blog, eu colocarei. Mas que fique claro que focarei na Escola.

Começarei entrando em contato com funcionários deste colégio para me manter informada e logo me aproximarei de alunos.

Vamos ver no que vai dar.

Abraços e fiquem de olho!!!

Ahh...quem souber de alguma coisa, entre em contato comigo via e-mail: amaro.tech@gmail.com



Rafa Amaro