RSS

Entrevista com Aluna da Escola

Olá Pessoal!!!

Semana passada fui surpreendida com um comentário no blog de uma ex-aluna do Rosa Torres. Isso nos mostra que o blog está crescendo, o que me deixa muito feliz.

Graças a esse comentário, o post de hoje será uma breve história desta ex-aluna, chamada Elisa. Encaminhei um e-mail para ela com algumas perguntas e obtive isso aqui:

Elisa Lino, entrou em 1971 na escola quando tinha 07 anos, ela cursou da 1ª a 8ª série. Perguntei se existia uniforme na época e ela respondeu que sim, para o primário (1ª a 4ª série) era uma saia de pregas de tergal azul marinho e camisa branca. Para o pessoal de 5ª a 8ª série a saia era reta, os meninos vestiam calça de tergal azul marinho e camisa branca.
Algum tempo depois a Escola vendia um bolso com o logo para ser costurado na camisa branca.

Perguntei sobre as atividades extra-curriculares e sobre as festas, ela respondeu que: "Atividade extra curricular não tinha, mas tinha as festas tradicionais tipo a festa junina, que todos os alunos se empenhavam muito e que era um acontecimento. A Escola era muito enfeitada, tinha as danças tradicionais e o "disc dance" KKKK, todos esperavam por isso. O som era feito com uma vitrolinha e nas lâmpadas era colocado papel selofane para fazer o jogo de luzes...que saudade!!!!"

Segundo Elisa, a merenda era servida com nescau, sopa de feijão, sopa de legumes e quando tinha alguma comemoração eles faziam cachorro quente.

BIBLIOTECA: "Era tudo muito pequeno, não locávamos livros, usámos na Escola mesmo. Era tudo muito diferente na época.
Acredite, não tínhamos uma biblioteca enorme, mas tínhamos ótimos professores e na 1ª série líamos perfeitamente."

DIRETORA: "O nome dela eu nunca vou esquecer: Helena Dóris Goulart. Assim como nunca vou esquecer do professor Merise (Educação física) que eu soube que trabalhou lá até pouco tempo."

Quais foram as mudanças na escola, antes para hoje?

"Não tínhamos um ginásio, tínhamos uma quadra aberta, quando chovia a educação física era feita em sala de aula. A parte de secretaria também era menor e o número de salas...mudou muito."

No próximo post faremos uma relação das mudanças no bairro da época para hoje, claro que com a ajuda da entrevista com Elisa.

1 comentários:

Marcelo Camilo disse...

Olá, fiquei muito Feliz em saber deste blog. Estudei no Rosa Torres de Miranda de 1976 a 1983 onde me formei com muito orgulho. Lembro muito bem da Diretora Helena Doris Goulart que ia nas salas de aula tomar as tabuadas dos alunos, fazíamos festas juninas sem iguais e ao final das aulas limpávamos as salas de aula. Tempo bom de relembrar e gostaria de reencontrar a turma da minha formatura. Meu nome é Marcelo Plácido Camilo. Forte abraço a todos.