RSS

Desvendando a história

Hoje realmente posso dizer que começou o meu trabalho sobre a Escola Rosa Torres. Por sorte fui muito bem recebida pela Delia Lagni, funcionária da escola há 15 anos, que tem o mesmo desejo que eu, o de desvendar o passado.

Começamos a manhã com algumas conversas de como a escola foi fundada e todo o processo dali em diante.


Vou colocar aqui um resumo básico e depois continuo contando a nossa maratona atrás de informações:


Tudo teve início em 1950, onde a Escola se chamava Escola Reunidas Rosa Torres de Miranda, e era localizada na Rua Reta de Barreiros, Distrito do Estreito – Jd. Atlântico, onde hoje é chamada de Rua Max Schrann - Jardim Atlântico – Florianópolis. A escola estava situada em frente onde hoje é o Supermercado Comper do Jardim Atlântico.


Fotos tirada hoje de manhã (20/8/2009) por mim e por Delia


Com demanda de alunos a própria Comunidade fez sentir a necessidade de um Grupo Escolar, com maior espaço físico. A escola foi transferida para a Rua Ernesto Vieira, próximo a Marinha do Brasil. A escola passou a funcionar em um casarão de Madeira, alugada, de propriedade do Senhor Ernesto Vieira. (Delia Lagni)


Fotos tirada hoje de manhã (20/8/2009) por mim e por Delia


Aqui faço uma pausa, pois conseguimos um grande avanço. Fomos até o local para tirar fotos e perguntando aos vizinhos encontramos a filha do senhor Ernesto Vieira, dona Elin, que na quarta-feira que vem (26/8/2009) dará uma entrevista pra gente. A expectativa é grande e possivelmente, após a entrevista, desvendaremos uma parte da história da escola, que até então estava esquecida.


Por hoje era isso, acho que estamos progredindo.


Aguarde a continuação da história!


Abraços,


Rafa Amaro

3 comentários:

Carlos Castilho disse...

Oi Rafaela,
Você deu o primeiro de muitos passos. A tua idéia de começar pela escola me parece ótima, porque as escolas deveriam ser um polo de referência da comunidade e portanto um observatório privilegiado da vida no bairro. Você pode transformar teu blog numa estudo de caso das relações entre a escola comunitária e a comunidade. Pode dar coisa bem legal e que pouca gente conhece. Dai o teu blog pode se transformar num aglutinador de informações.
Vai em frente.
Castilho

Anônimo disse...

Adorei Lela....o pessoal tá curtindo muito!!!!!

Rita Amaro

Anônimo disse...

Olá!
Parabéns pela iniciativa!
A história deve ser preservada sempre!
Adorei as fotos e o filme do desfile.
Vou continuar acompanhando sempre!
Abraço
Simone