RSS

Jardim Atlântico embaixo d`água!

Bom Dia Pessoal!!!

O post de hoje será destinado a notícias do bairro.

Jardim Atlântico está embaixo d`água!

Estava eu, indo até a padaria hoje (28/09/2009) de manhã cedo (08h20min) e me deparo com um carro atolado na água, ali perto da PC3.
Fui correndo até a minha casa, peguei a câmera e consegui isso aqui:

Relação bairro (Antes e Depois)

Olá Pessoal!!!

Como prometido no último post, hoje farei uma relação do bairro (Jardim Atlântico) antes (aproximadamente 1971) para hoje (2009), baseado na entrevista com Elisa.

Quando perguntei a ela das mudanças no bairro ela me respondeu o seguinte:

"Não existia o condomínio Itaguaçu, no lugar tinha muita árvore de eucálípto plantado, árvores muito altas. A gente chamava de capão. Tínhamos que atravessá-lo para chegar à Escola. Lembro perfeitamente do cheiro bom que tinha pela manhã."

Hoje de manhã fiz umas fotos deste condomínio para que vocês possam se localizar. O interessante é que o Itaguaçu não é apenas um condomínio e sim um conjunto habitacional que ocupa os dois lados da rua. Não consigo imaginar nosso bairro sem este condomínio. Ele é bastante antigo e desde que nasci ele esteve ali. Inclusive morei até os 05 anos nele, mas lembro bem pouco devido a pouca idade.





"A igreja Santa Rita era muito pequena e feita de madeira, era lá que as crianças da Escola faziam a Primeira comunhão."


Acredito que quase todas as crianças do bairro fazem comunhão nesta igreja, inclusive foi lá que fiz a minha também. Desde a época que eu fiz comunhão até hoje a igreja já cresceu bastante.

Igreja Santa Rita hoje:








"Na verdade, era tudo muito diferente, o bairro cresceu muito."


Por hoje era isso, queria agradecer a Elisa por ter cedido a entrevista que me rendeu dois post. Obrigada Elisa! E acompanhe o blog sempre! Assim que achar fotos de antigamente me avisa.

Abraços,

Entrevista com Aluna da Escola

Olá Pessoal!!!

Semana passada fui surpreendida com um comentário no blog de uma ex-aluna do Rosa Torres. Isso nos mostra que o blog está crescendo, o que me deixa muito feliz.

Graças a esse comentário, o post de hoje será uma breve história desta ex-aluna, chamada Elisa. Encaminhei um e-mail para ela com algumas perguntas e obtive isso aqui:

Elisa Lino, entrou em 1971 na escola quando tinha 07 anos, ela cursou da 1ª a 8ª série. Perguntei se existia uniforme na época e ela respondeu que sim, para o primário (1ª a 4ª série) era uma saia de pregas de tergal azul marinho e camisa branca. Para o pessoal de 5ª a 8ª série a saia era reta, os meninos vestiam calça de tergal azul marinho e camisa branca.
Algum tempo depois a Escola vendia um bolso com o logo para ser costurado na camisa branca.

Perguntei sobre as atividades extra-curriculares e sobre as festas, ela respondeu que: "Atividade extra curricular não tinha, mas tinha as festas tradicionais tipo a festa junina, que todos os alunos se empenhavam muito e que era um acontecimento. A Escola era muito enfeitada, tinha as danças tradicionais e o "disc dance" KKKK, todos esperavam por isso. O som era feito com uma vitrolinha e nas lâmpadas era colocado papel selofane para fazer o jogo de luzes...que saudade!!!!"

Segundo Elisa, a merenda era servida com nescau, sopa de feijão, sopa de legumes e quando tinha alguma comemoração eles faziam cachorro quente.

BIBLIOTECA: "Era tudo muito pequeno, não locávamos livros, usámos na Escola mesmo. Era tudo muito diferente na época.
Acredite, não tínhamos uma biblioteca enorme, mas tínhamos ótimos professores e na 1ª série líamos perfeitamente."

DIRETORA: "O nome dela eu nunca vou esquecer: Helena Dóris Goulart. Assim como nunca vou esquecer do professor Merise (Educação física) que eu soube que trabalhou lá até pouco tempo."

Quais foram as mudanças na escola, antes para hoje?

"Não tínhamos um ginásio, tínhamos uma quadra aberta, quando chovia a educação física era feita em sala de aula. A parte de secretaria também era menor e o número de salas...mudou muito."

No próximo post faremos uma relação das mudanças no bairro da época para hoje, claro que com a ajuda da entrevista com Elisa.

Foto casa alugada

Oi Pessoal!!!

Consegui uma foto com a Delia, que mostra a casa que a escola alugou na época que era localizada na Rua Ernesto Vieira, próximo a Marinha do Brasil.

Não sei se vocês lembram, mas eu havia marcado uma reunião com a filha do senhor Ernesto Vieira, que foi quem alugou essa casa para escola, para que ela contasse algumas coisas da época pra gente, porém tive que desmarcar pois ocorreram imprevistos.

A Delia não deixou de ir e inclusive filmou para que eu pudesse fazer a edição. Logo teremos uma postagem sobre isto.


Rua Ernesto Vieira, ANTIGAMENTE



Rua Ernesto Vieira, ATUALMENTE.

Foto Antiga da Fanfarra

Oi Pessoal!!!

Já que estavamos falando de fanfarra, vasculhei nas fotos antigas da escola, e encontrei esta foto da fanfarra bem antigamente. Era ali na avenida Santa Catarina nos anos 80.

Se observarmos o post anterior, é possível fazer um comparativo da fanfarra atual com a fanfarra da epoca. A diferença das roupas, e até mesmo a mudança do bairro, da rua.