RSS

Férias!?


Estamos na finaleira, para quem passou direto nesta sexta-feira já poderão curtir as ferias de verão.


Aqueles que ficarão de recuperação, apos o dia 04/12 começam as semanas de recuperação.


Formatura dia 17/12 .

Encerramento geral dia 18/12.

FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

QUE VENHA 2010!

Entrevista com D. Ernestina

D. Ernestina, 69 anos, estudou na Escola Reunida Rosa Torres de Miranda entre os anos de 1953 a 1958 e cedeu esta entrevista.

LOCALIZAÇAO

A escola estava onde hoje existe: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias” pegando parte da Rua onde hoje é a “Avenida Atlântica”. O terreno era de propriedade do Sr. Caseca que o vendeu para o Sr. Jaques Schweser Josefina. Caseca era grande proprietário de terra na localidade. Ele tinha plantação de cana-de-açúcar e engenho de moer cana. Assim que vendeu o terreno Caseca foi morar atrás da propriedade do Sr. Ernesto Vieira, fazendo paralelo com a Rua Ernesto Vieira.

PROFESSORES

Lembrou nomes de algumas professoras de sua época de aluna; Professoras Zoraide, Laura, Mônica, hoje, todas estas já falecidas. Lembrou com muito carinho da sua professora Iná Simas. Esta vive e mora a Lagoa da Conceição. Segunda Ernestina, Iná era uma excelente professora, exigente, mantinha pulso firme com a classe de alunos. Lembrou que diariamente, ao entrar em sala de aula com a turma de alunos, ela costumava rezar o Pai-Nosso e Ave Maria.

METODO

A disciplina era severa. Era o tempo da régua. O aluno que não trouxesse feita a tarefa de casa e a lição na ponta da língua levava palmatória na mão com régua. Se por ventura algum aluno faltasse com o respeito era colocado de joelhos no canto da sala sobre grãos. Lembrou que a Escola era de qualidade porque avançavam e aprofundava nos conteúdos. O Hino Nacional era feito semanalmente e todos deviam saber de cor a letra do mesmo.

UNIFORME

O uniforme era cor branca com azul. As meninas usavam blusa branca de tecido, com mangas longas e gola; saia de pregas com cós, alça tipo jardineira reta na parte de frete e cruzadas nas costas. Os meninos camisa branca de pano e calça azul.

MERENDA

Também não havia merenda escolar. Todos os alunos levavam se lanche de casa dentro de um saquinho de venda de mercado. Não existia mochila. As crianças que tinha melhores condições financeiras usavam uma pastinha de pano ou de couro. As que eram mais carentes levavam seu material escolar dentro de uma cestinha de palha e ali era colocado também o seu lanche em um saquinho de venda mercado.

TRANSPORTE

D. Ernestina relatou que na época havia uma Empresa particular de ônibus “Escola” que transportava alunos e professores para outros locais, escolas e casa.


Dia das Crianças

Oi Pessoal!

Dia 12 de outubro foi comemorado o Dia das Crianças em grande estilo na Escola.

Como não pude comparecer no dia, a Delia me encaminhou as fotos para que eu pudesse compartilhar com vocês.

Aqui vai:




PARABÉNS CRIANÇAS!!!

Nosso Bairro na Wikipédia

Olá Pessoal!

A Wikipédia é uma enciclopédia virtual, onde qualquer usuário pode modificar, editar e acrescentar informações. Tudo é feito de maneira colaborativa.

No momento o que temos do nosso bairro é:


Jardim Atlântico é o último bairro de Florianópolis, SC, Brasil em direção ao continente. É o limite entre Florianópolis e São José. Tem como principais comércios os Supermercados Angeloni, Comper e Alicris. Possui seis áreas de lazer, duas delas juntas à Avenida PC3, com pista de skate, recreação e quadra. No bairro também localiza-se a Escola de Aprendizes Marinheiros. Suas principais vias são as Avenidas Marinheiro Max Schramm e Atlântica.


Fiz algumas alterações e acrescentei outras coisas. Gostaria que quem quiser acrescente ou altere as informações e depois comente aqui no blog para que eu possa postar na Wikipédia.


Jardim Atlântico é o último bairro de Florianópolis, SC, Brasil em direção ao continente antes de chegar à São José. Possui como principais comércios os Supermercados Angeloni, Comper, Alicris, e a vídeo locadora Atlantic Vídeo. Possui seis áreas de lazer, duas delas junto à Avenida PC3, com pista de skate, recreação e quadra. As principais vias do bairro são: Avenida Marinheiro Max Schramm, Avenida Atlântica e Avenida PC3. No bairro também se encontra a Escola de Aprendizes Marinheiros e a Escola Rosa Torres de Miranda, escola símbolo do bairro, por ser bastante antiga (1950).
Próximo a Avenida PC3, encontra-se um Terminal de Ônibus desativado, que no momento instrutores de auto-escola estão utilizando para o treinamento de seus alunos.


Abraços,

Rafa

A Rosa Torres de Miranda


Olá Pessoal!

Hoje faço um post sobre a Patronese da Escola.

Todos sabemos da importância da Escola, porém são poucos os que sabem a origem do nome. Aí vai:

A Professora Rosa Torres de Miranda nasceu em 18 de maio de 1885, em Florianópolis. Se formou no ano de 1907, na Escola Isolada de Trindade, logo passou para o Grupo Escolar "Lauro Muller" onde se tornou diretora.
Após 30 anos de dedicação ao magistério, faleceu no dia 28 de setembro de 1964. O Estado reconhecendo o seu valor, num gesto de gratidão deu a esta Escola o seu nome.

Feira Cultural

Boa Tarde Pessoal!

Peço desculpas pela ausência, mas infelizmente a correria estava grande. Prometo não me ausentar mais!

Vamos nos antenar com notícias do Rosa Torres. Esta semana estive lá, e ocorreu a Feira Cultural. Um evento destinado a divulgação de trabalhos realizados pelos próprios alunos.



Muito Interessante, veja as fotos abaixo:



Jardim Atlântico embaixo d`água!

Bom Dia Pessoal!!!

O post de hoje será destinado a notícias do bairro.

Jardim Atlântico está embaixo d`água!

Estava eu, indo até a padaria hoje (28/09/2009) de manhã cedo (08h20min) e me deparo com um carro atolado na água, ali perto da PC3.
Fui correndo até a minha casa, peguei a câmera e consegui isso aqui: